Um dos mais belos cartões postais de Morro de São Paulo é, sem dúvidas, a Fortaleza de Tapirandú, mais conhecido como "O Forte".

Além de seus encantos e belezas naturais, Morro de São Paulo respira história. Esse destino paradisíaco guarda diversos pontos turísticos que tem muito o que contar. Dentre estes, está a Fortaleza de Tapirandú, um dos monumentos militares mais importantes do Brasil, podendo ser considerado o maior sistema defensivo da época do país. Também conhecido como “O Forte”, a construção data tendo como início o ano de 1630, feito com pedras e óleo de baleia. Sua localização estratégica era importante para a defesa de invasões de outras embarcações na Baía de Todos os Santos e permitia também a proteção de todo o Arquipélago de Tinharé, onde passava toda a produção de abastecimento da capital.

A Fortaleza do Tapirandú presenciou antigas batalhas, mas hoje o que proporciona é um contato intenso com a natureza. Ao final de tarde é um dos muitos belíssimos pontos de Morro de São Paulo para se contemplar um pôr-do-sol indescritível e de tirar de fôlego.  De lá também é possível, com sorte, vislumbrar o espetáculo de golfinhos e gaivotas, dando um verdadeiro show.

Mesmo com o passar do tempo, depois de muitas destruições devido a batalhas com balas de canhão e armas de artilharia, tempestades, ação do mar e do tempo, a Fortaleza de Tapirandú encantava com suas ruínas. Agora, um novo momento de valorização histórica está para chegar. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a fortaleza vem passando por reformas que visam revitalizar este patrimônio histórico-cultural tão importante para moradores, comerciantes e turistas.  Segundo informações da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, essas obras de restauração estão entrando em fase final. Ainda com informações da SETUR/BA, a reforma inclui a instalação de uma exposição permanente com objetos encontrados durante o restauro: balas de canhões, artefatos arqueológicos e cinco canhões, que ajudam a contar a história do local. Está prevista também a instalação de um museu, anfiteatro, área para eventos e uma cafeteria. Serão feitas visitas guiadas por jovens da comunidade, selecionados e preparados para trabalhar no receptivo aos turistas. O projeto de restauração e readequação está baseado nas premissas do valor e significado histórico cultural do monumento, integrando o conjunto arquitetônico à dinâmica turística da região.

Na sua próxima visita à Morro de São Paulo, inclua também em seu roteiro conhecer os pontos históricos e culturais desse paraíso. Você voltará com a bagagem recheada de saudade e muita história pra contar.